A formulação da agenda

A análise do cenário global e a identificação de um problema em específico podem ser feitas por qualquer um da sociedade. Você, possivelmente, após ler as Unidades de estudo anteriores, já conseguiu por si só fazer esse exercício e pensar em problemas que atingem seriamente a segurança pública. Entretanto, quando é um agente político quem faz essa identificação, o próximo passo será a formulação de uma agenda, para que efetivamente se possa caminhar em busca de soluções.

Nesse sentido, a agenda revela as prioridades que um governo tem de atuação. Todos os problemas podem ser analisados e identificados, mas nem todos serão tratados como prioridade e farão parte da agenda do governo.

Neste ponto, um grande problema se visualiza: por estar diretamente atrelada a questões políticas, a formulação da agenda tende a ser usada mais como forma de ganhar votos do que como forma de efetivamente resolver as questões necessárias. Isso é preocupante, na medida em que muitos políticos tendem a incluir na agenda apenas as questões que possuem alta atenção midiática, apelo popular e agilidade na produção de resultados - pois esses fatores podem colaborar em uma (re)eleição. Ou seja: ao invés de incluírem-se na agenda as questões mais urgentes (mas que possuem muita dificuldade para a resolução e demandam tempo e paciência), priorizam as pautas mais "queridas" para a sociedade e que possuem resultados mais imediatos (embora menos efetivos em uma escala macro).

Exemple

O Sistema Carcerário brasileiro trata-se de um problema de segurança pública urgente, comprovadamente responsável por aumentar os índices de violência em todo o país. Entretanto, é uma questão que, para ser minimamente resolvida, demandaria tempo, esforço e dinheiro público. Além disso, está longe de ser uma preocupação do cidadão comum, e por isso não tem apelo popular e muito provavelmente não angariaria grande número de votos. Portanto, os políticos tendem a buscar outras formas de intervir na Segurança Pública, intencionando maior apoio populacional. Um claro exemplo são as soluções baseadas no mero aumento de policiamento: geram efeitos rápidos (pois é visível o aumento de policiais nas ruas e também é visível o aumento no número de pessoas presas), possuem apoio da sociedade civil e, consequentemente, angariam mais votos.

Remarque

A agenda pode ser materializada em diversas formas: descrição do orçamento, projetos de leis, elaboração de programas e campanhas governamentais e etc. Ela mostra efetivamente a maneira como aquele Governo decidiu governar e quais são as prioridades dentro de cada esfera de preocupação (dentre elas, a Segurança Pública).