A implementação da política escolhida

Após tantos debates baseados em suposições, estudos, previsões e pesquisas, na implementação é chegada a hora de efetivamente colocar em prática tudo que foi decidido - e passar a obter resultados concretos.

A implementação pode acontecer das mais variadas formas, seguindo o que houver sido estabelecido na tomada de decisão. Nesse sentido, ela pode se dar por meio da capacitação de profissionais, da realização de obras de construção e/ou revitalização para melhorar a infraestrutura de algum setor, da implementação de novos sistemas operacionais e etc. Há uma infinidade de possibilidades e a implementação pode fazer uso de mais de uma delas ao mesmo tempo, inclusive.

É na fase da implementação que fica visível o fato de que nem sempre boas ideias irão gerar bons resultados. Nesse sentido, por mais incrível que o planejamento tenha se mostrado no papel, é sempre possível que haja variáveis que não foram consideradas no momento de análise e que geraram respostas que não estavam sendo esperadas. Não à toa, há tantos projetos, programas e leis que, apesar de existirem formalmente, não produzem tantos impactos na prática.

Por óbvio, em um cenário ideal tem-se uma implementação que produz justamente as respostas que haviam sido imaginadas durante a análise. Por isso, é essencial que a análise seja efetivamente bem feita. De qualquer forma, mesmo que não gere os resultados pretendidos, o momento da implementação continua sendo igualmente importante, pois produz material de análise para correções da política adotada e até mesmo para a criação de novas políticas no futuro.

Por isso, um dos elementos mais essenciais nesta fase é justamente a colheita eficiente de dados, já que tais respostas serão essenciais para estudos posteriores.

Sendo assim, os estudos quanto à fase de implementação são extremamente importantes e devem ser feitos de forma séria e estruturada