Introduction

A qualidade dos estudos sobre segurança pública, a atenção quanto à formação da agenda, um bom trabalho de análise de hipóteses e de tomada de decisão: tudo isso se soma e, na prática, produz resultados. Tais resultados são analisados e, a partir deles, é possível afirmar se uma política pública é ou não boa para o cenário em que foi implementada.

Conforme estudamos anteriormente, é possível analisar a política sob diferentes óticas e utilizando os mais diversos critérios, e por isso dificilmente haverá uma política que seja boa para todos os espectadores e de acordo com todos os critérios existentes. Para além disso, a realidade é absurdamente mutável. Ou seja: políticas que dão muito certo agora, podem não dar tão certo assim daqui um ou dez anos. Na prática, uma infinidade de variáveis são colocadas em causa, e por isso são os números finais que irão trazer a noção de quão benéfica uma política pública foi ou não.

Com isso em mente, veja a seguir o caso de duas políticas - uma brasileira e uma portuguesa - que geraram resultados interessantes quando analisados na prática.