Conclusion

E assim está finalizado o primeiro capítulo. Como você se sente ao entender, na prática, este início do processo de formulação de políticas públicas voltadas à segurança? Conseguiu assimilar as informações e somá-las às Unidades de Estudo anteriores? Para que você consiga absorver melhor o conteúdo exposto, fica aqui um resumo das últimas páginas: Políticas públicas são as diretrizes adotadas para enfrentar determinado problema tido como público (é o caso da Segurança Pública).

O processo de formulação de políticas públicas inicia-se com a análise do cenário global e a identificação de um problema em específico, de acordo com a realidade vivida em cada lugar. A partir daí, são formuladas as agendas, que servem basicamente para elencar quais são as prioridades de cada governo no que se refere às políticas públicas que serão implementadas. Com a agenda em mãos, será possível estabelecer um objetivo (que pode ser genérico ou específico) e formular alternativas passíveis de atingi-lo.

Este procedimento requer muitos debates, estudos e profundidade, analisando cada pormenor que envolve as alternativas para que, ao final, seja possível escolher qual delas possui mais chances de efetivamente alcançar o objetivo. Assim, toma-se a decisão final por esta alternativa, que deverá ser instrumentalizada por meio de uma ferramenta. Tal ferramenta pode ser uma lei, uma campanha, um programa do governo ou etc., devendo ser escolhida a melhor ferramenta possível, no sentido de garantir o equilíbrio entre as partes envolvidas e atingir os resultados mais benéficos para todos.