Introduction

As crises de segurança pública sofridas atualmente são um reflexo de centenas de anos de políticas de segurança falhas ou inexistentes. No Brasil e em todo o resto do mundo são colhidos os frutos plantados no passado. Por isso, ao falar de segurança pública hoje em dia, é crucial que entendamos a interferência que isso vai possuir nas próximas gerações.

Não significa dizer que as políticas atuais não vão gerar nenhum efeito iminente - não! Há, inclusive, políticas pensadas justamente para gerar efeitos mais imediatos. De qualquer forma, fato é que a maior parte das políticas demora algum tempo até ser efetivamente sentida pela sociedade. Foram séculos e séculos de construção histórica, cultural, social, política e econômica para formar o Brasil de hoje, e assim será também para formar o Brasil do futuro.

A respeito das políticas públicas a serem adotadas, é praticamente impossível estabelecer um padrão exato do que se deve esperar, até porque a construção dessas políticas está diretamente ligada à Política em si, com seus candidatos e representantes eleitos. Portanto, mudanças no cenário político interferem diretamente nas políticas públicas adotadas. De qualquer forma, há algumas diretrizes apontadas como essenciais pelos especialistas do assunto "Segurança Pública", para que no futuro o país sofra menos com este mal. Grande parte dessas diretrizes está ligada justamente à quebra de paradigmas anteriores e à

ruptura de raízes históricas que levaram o Brasil ao caos de segurança pública vivido atualmente.

Com isso em mente, veja a seguir alguns dos tópicos que precisam de atenção mais urgente: